terça-feira, 15 de novembro de 2011

Projeto “Down Cooking” – Estrela na Cozinha

As pessoas com Síndrome de Down são ainda hoje alvo de exclusão social, pelas diferenças no seu desenvolvimento psicomotor comparativamente a outras crianças da mesma idade. O único modo de alterar este problema reside na modificação das mentalidades no sentido da aceitação e integração na família, rua, bairro, escola, emprego, associação recreativa ou desportiva e, de um modo geral, na comunidade.

Assim nasce a necessidade de mudar mentalidades revelando que pessoas com Síndrome de Down, muitas vezes “escondidas” no nosso País, são capazes das mais diversas tarefas.

A Hi-G pretende proporcionar esta experiência pelo contacto dos participantes com a culinária num projecto chamado Down Cooking. Este projecto nasce com base do Projecto Chefs Especiais desenvolvido em São Paulo (Brasil) desde 2006. O objectivo é proporcionar momentos de lazer, de convívio e de contacto com a gastronomia a pessoas de Síndrome de Down. Este projecto está também aberto a pessoas com outras síndromes ou deficiências.

É nosso compromisso a promoção de bons momentos entre os participantes e o despertar do seu interesse gastronómico, promovendo também hábitos conducentes a uma melhor qualidade de vida.

Decorrerão aulas de culinária mensais, realizadas em diferentes pontos do País, respeitando as seguintes regras:

· Serão dinamizadas por Chefs de Cozinha;

· Cada aula terá, no máximo, 15 alunos.

· Os alunos (ou seus responsáveis) devem inscrever-se e preencher um consentimento informado de participação na acção.

· Os alunos devem entregar no acto da inscrição uma declaração em como não padecem de qualquer restrição alimentar.

· No momento da inscrição o aluno deve ainda entregar uma foto de modo a completar uma ficha individual que permita rapidamente identificá-lo.

· Cada participante receberá um chapéu de cozinheiro, com o seu nome bordado.

· No acto da inscrição é explicada ao aluno a importância de comparecer nas aulas em bom estado de higiene e sempre com o cabelo preso, de modo a não comprometer a higiene das refeições confeccionadas.

· Durante as sessões cada 3 alunos são apoiados por 1 auxiliar.

· Todas as orientações sobre o desenvolvimento da aula devem ser dadas antes da aula para toda equipa auxiliar e chefe de cozinha.

· Os auxiliares não podem fazer nada da receita, apenas auxiliar os alunos.

· Sempre que haja a necessidade de usar fogo ou material cortante deve ser o auxiliar a fazê-lo e nunca os alunos por mais que estejam habituados a esta prática em casa.

· Um auxiliar que não fica responsável por nenhum grupo circunda o espaço e verifica os procedimentos de higiene. Os alunos não devem por exemplo experimentar
o que estão a confeccionar levando a mão à boca e se o fazem não podem em hipótese alguma levar novamente a mão ao alimento que todos vão comer. Caso aconteça este auxiliar deve retirar o aluno, acompanhá-lo na lavagem das mãos, orientá-lo e voltar à mesa para continuar o seu trabalho.

· O chefe demonstrará a receita e supervisionará as equipas.

· O aluno deve estar sempre acompanhado de um responsável.

· No final de cada sessão é entregue o diploma de participação e a receita confeccionada ao aluno.

Os participantes devem ser activos nestas aulas e os pratos são degustados no final de cada aula. A participação é gratuita para alunos, acompanhantes e convidados.

O objectivo do projecto é que todos que estejam presentes o façam de coração e não por obrigação, sem receber dinheiro ou qualquer bem em troca, principlamente aquele que esteja a promover o evento.

Este projecto não pode em hipótese alguma receber doações em dinheiro. Todo o material para as aulas deve ser entregues pelos patrocinadores prontos.

Sem comentários: