quarta-feira, 2 de novembro de 2011

IV encontro da APATRIS 21 este sábado em São Brás

A Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve (APATRIS 21) vai realizar o seu quarto encontro no próximo sábado, dia 5, a partir das 9h00. O encontro vai decorrer na sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e tem como tema: “Nascer diferente, Crescer Autónomo”.
Esta é um das iniciativas que a associação promove, e de acordo com as informações divulgadas, nesta quarta edição pretende focar-se sobre a “a integração global dos portadores de trissomia 21 na sociedade, mediante o apoio interdisciplinar ao nível da educação e da formação. Para tal, o encontro contará com testemunhos de pais, um fórum de associações de pais e vários workshops temáticos”.
Importa referir que a partir das 14h00 vão realizar-se três workshops. O workshop “Défice Cognitivo: Estimular a Autonomia na Transição para a Idade Adulta”, será orientado por Sandra Pinho, enquanto o workshop “Projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais – Uma nova atitude dos pais e a sua relação com os profissionais no processo de inclusão social dos filhos”, será apresentado pela presidente de Pais em Rede, Luisa Beltrão, e Maria João Santos, coordenadora do Projeto Oficinas. “Reabilitação Cognitiva na Trissomia 21” é o tema do terceiro workshop que será apresentado por Laura Nunes e Ana Margarida Graça, da Associação de Trissomia 21 do Algarve.

APATRIS 21

Importa recordar que esta associação foi criada por um grupo de pais e profissionais de educação, a Apatris 21 pretende dar resposta à ausência de informação e de apoio às famílias de indivíduos portadores de Trissomia 21 da região.
“A Trissomia 21, também conhecida por Mongolismo e Síndrome de Down é uma doença genética que resulta da presença de um cromossoma 21 supranumerário (três cromossomas em vez de dois habituais). Esta doença é sempre caracterizada pela deficiência mental, à qual podem estar associadas outras anomalias designadamente do foro cardiológico, oftalmológico, otorrinolaringológico, estomatológico entre outras”.


Sem comentários: