quinta-feira, 8 de maio de 2008

Como Deus escolhe uma mãe para um filho diferente


e um pai também, claro!
Gostamos de pensar que foi assim...

"Este ano mais de 100 000 mulheres serão mães de crianças com problemas de desenvolvimento" .

Já alguma vez pensaram como serão escolhidas estas mães?
-Hás vezes ponho-me a imaginar Deus, olhando a terra lá de cima, organizando a reprodução dos humanos com grande esmero e cuidado.
Enquanto observa vai dando instruções a um anjo que toma nota num livro: "Mendes da Silva, um filho, Santo Patrono ... Santa Cecília", "Carolina e Luísa Sanches, gémeas, Santo Patrono...podes pôr Santo Inácio".
Por fim indica outro nome ao anjo, e diz sorrindo: "A ela dá-lhe um filho deficiente".
-O anjo fica perpelxo - porquê ela, Senhor? Ela é feliz.
-Exactamente. Como poderia dar um filho com problemas a uma mãe que não soubesse sorrir? Seria uma crueldade.
-Mas, Senhor...será que ela vai ter paciente?
-Eu não quero que tenha demasiada paciência, ou iria afundar-se num oceano de auto-compaixão e desolação.
Quando desaparecer o impacto e o ressentimento, ela saberá dar a volta. Observei-a hoje. Está segura de si, é independente, o que é fundamental numa mãe. Como verás, o filho que lhe vou dar tem o seu próprio mundo e ela terá de permanecer no seu, o que não vai ser fácil.
-Mas, Senhor -diz o anjo - eu acho que ela nem acredita em Ti.
Deus sorri - "Disso eu posso tratar, mas ela terá de ter um certo egoísmo".
O anjo balbucia e diz: "Egoísmo? Mas isso é uma virtude?"
-Deus abana a cabeça; - se ela de vez em quando não for capaz de separar o seu Eu do filho, não poderá sobreviver.
Pois é, é uma mulher a quem abençoei com um filho menos perfeito; ela não realiza, mas será invejada, saberá o valor a cada palavra que saia da boca do seu filho, e nunca considerará o seu mais ínfimo progresso como algo normal.
Quando ele disser "mãe" pela primeira vez, ela será testemunha do enorme esforço que isso representou. Assim como, quando lhe descrever uma árvore, ou um pôr do sol, pois vê-las-à como pouca gente vê as minhas criações.
Permitirei que veja coisa que só eu vejo, ignorância, crueldade, peconceitos, e ajudá-la-ei a superá-los.
Nunca estará só, eu estrei a seu lado, cada minuto de cada dia da sua vida, porque ela estará a fazer o meu trabalho, como se estivesse aqui comigo.
-E que fazemos quanto ao Santo Patrono? Pergunta o anjo, com a pena pronta para escrever? - Deus sorri e diz-lhe: "um espelho será suficiente"

Texto de Bombeck E.

Sem comentários: