quarta-feira, 21 de maio de 2008

COMPRIMENTO e PESO em crianças e jovens com T21

Quem é que não se apanhou, mesmo que secretamente, a comparar a altura do seu filho com T21 com uma outra criança da mesma idade, mas sem T21? Quase todos já o fizemos, mesmo que por poucos instantes. Afinal, temos bem presentes as tabelas de comprimento e peso do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil e sabemos que os nossos filhos vão ficando abaixo do percentil desejado. Onde é que o pediatra poderá pôr aquela pintinha na próxima consulta de rotina? Talvez, nós pais, possamos dar uma achega, levando no bolso as tabelas Comprimento /Peso próprias para crianças e jovens com T21. Diminui o stress e a maioria dos nossos filhos passa do percentil abaixo de ... para um percentil de...

http://www.growthcharts.com/charts/DS/charts.htm

3 comentários:

Joni disse...

É verdade que sim. O meu Tesourinho é adoptado, e também eu, principalmente na altura de comprar a roupa, procurava roupa para a idade do Bruno, mas depois... rapidamente via que afinal era melhor comprar dois números a baixo.
Apesar de ele continuar pequenino para os 4 anos e meio que tem, neste momento, e segundo estas tabelas (dos meninos com trissomia 21), ele está no percentil 95 em altura e no percentil 50 em peso.
Esta mudança "radical" de estatura, ficou a dever-se a uma adenoidectomia realizada no mês de Fevereiro...

Maria João
Mãe do Bruno (4 anos)
http://otesourinho.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá Maria João,

Deixo aqui a minha profunda admiração por ter um colo tão grande para albergar este filho.


um beijo
Francisca

Anónimo disse...

E quem não apanhou já rapazes a compararem as pilinhas (ou será os telemóveis?) ?
Pais corajosos como estes não se deixam abalar por causa de uma porcaria de uma tabelazita, ok ?
Beijocas
tia Luísa