sexta-feira, 23 de maio de 2008

Encontro com Maria Cavaco Silva: Pais apelam à união para fazer valer os seus direitos

"Apelo a todos os pais que têm filhos com deficiência para se unirem numa rede nacional onde possamos reivindicar os nossos interesses." O repto foi deixado ontem por Luísa Beltrão, uma das 18 mães com "filhos diferentes" que foram recebidas por Maria Cavaco Silva.Luísa é mãe de Luisinha, uma jovem com 27 anos e uma deficiência profunda. E uma das mães que foi ontem ao Palácio de Belém deixar o testemunho das suas dificuldades e angústias e apontar o que está mal num país onde, diz, "a legislação é das melhores da Europa", mas os problemas práticos nos remetem para "a cauda da Europa". Por isso, esta mãe, que se tornou escritora para dar voz às dificuldades da filha, realça a necessidade de os pais se unirem e tornarem parceiros sociais a ter em conta nas tomadas de decisão.


"Os pais estão tão lesados por estes fardos que se isolam. Mas precisam de se unir para fazer valer os seus direitos", afirmou Luísa Beltrão aos jornalistas, à saída do encontro com a primeira dama.As mães destes "filhos diferentes" sublinharam a falta de apoios do Estado e o sentimento de exclusão que ainda sentem quando, por exemplo, tentam inscrever as crianças na escola. "Falta apoio ao nível da intervenção precoce", reforçou Joaquina Teixeira, mãe de Gonçalo, 5 anos, contando que teve de pôr o filho numa escola particular onde, recentemente, lhe foram retirados apoios. Joaquina explica que, na sequência da alteração da lei do ensino especial, foram retirados apoios às tarefeiras que cuidavam destas crianças. E dá mais um exemplo: "Nunca consegui uma terapia da fala para o meu filho no Estado, ou porque não havia vagas ou não havia verbas."


Maria Cavaco Silva mostrou-se satisfeita por poder dar voz e rosto às mães destes "filhos diferentes". Reconhecendo que a sociedade está a evoluir nesta matéria, frisou, contudo, que há ainda muito para fazer.

Sem comentários: