sexta-feira, 9 de maio de 2008

Um pedido especial : o livro "O Sonho cor-de-verde da Rita"

Eu sou Maria Santos e escrevi, em co-autoria com uma amiga, um conto infantil com o título “O Sonho Cor-de-verde da Rita”, que vai foi lançado no dia 5 de Maio no Museu das Crianças, em Lisboa.
A protagonista desta história é a minha filha Ritinha. Este conto contou com a colaboração de algumas figuras públicas (ver foto em contracapa, que junto envio em anexo). De destacar a colaboração de Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva, com uma mensagem, conforme se pode constatar na contracapa do livro.
A Ritinha sofre de paralisia cerebral (no dia do lançamento completou 5 aninhos).
Podem conhecê-la melhor no site http://www.ritaeasfadas.com/. O livro será acompanhado por um CD com a história contada oralmente pelas figuras públicas e em língua gestual e também uma canção de amor e esperança interpretada pela cantora Paula Teixeira, que criou este tema inédito para o projecto. Desta forma, a história ficará acessível a todas as crianças diferentes.Pretendo com esta história sensibilizar a população em geral para que as crianças “diferentes” possam ver mais “fadas” a entrar nas suas vidas.
As receitas deste livro revertem a favor da construção de uma casa humilde, mas adaptada às necessidades da Ritinha.

O livro enconta-se à venda desde o dia 1 Maio nas grandes superfícies comerciais com o preço de 16, 90 euros. Se estiver interessado no livro, por favor envie um e-mail para anaritaribeiro@netcabo.pt.

Face ao exposto, venho assim, solicitar a V. Exªs que se dignem divulgar, através da V/ Instituição, o livro (capa) junto de colegas, família, clientes, espectadores e visitantes. Em suma, por todas as pessoas que o V/ projecto abrange.
Sendo a Ritinha uma criança “diferente” e que merece ter a mesma atenção que as demais, lanço o repto, se assim concordarem, de no dia 1 de Junho (Dia da Criança) distribuírem, pelas vossas crianças, balões de cor verde com o intuito de organizar uma concentração com os mesmos num local à vossa escolha, às 15h00.
Pretendo com esta iniciativa e através do balão verde, que as crianças diferentes seja lembradas neste dia.
Se concordarem e aceitarem aderir a esta iniciativa, posso enviar alguns balões, via CTT.

Peço apenas o favor de me informarem da V/ decisão.Para qualquer dúvida relativa a este projecto, por favor contactar Maria Santos (e-mail: anaritaribeiro@netcabo.pt, telemóvel: 91.504.26.16) ou visitar os sites http://www.ritaeasfadas.com/ ou http://www.osonhodarita.com/.Conto com a vossa solidariedade.
Um abraço de gratidão, Maria Santos (Mãe da Ritinha)

1 comentário:

Anónimo disse...

À Dra. Ana Almeida, as minhas maiores felicitações por uma obra verdadeiramente emocional.
Depois de a conhecer na sessão de lançamento e após analisar o conteúdo do CD que acompanha o livro é que pude compreender que a senhora é a legítima e única escritora desta obra e que, como acontece tantas vezes neste país, por caridade cedeu metade da sua autoria à mãe desta menina para que esta tivesse o protagonismo que desejava com uma obra que a Dra. Ana Almeida escreveu para a filha daquela.
Assim, como escritora sua par neste mundo de meandros que é a literatura, aqui lhe deixo a expressão dos meus sentimentos e um grande orgulho por tão candidamente ter compreendido e colocado em palavras o mundo interior da protagonista e por essa postura íntegra que apresenta diante de algo que é, sem dúvida, um bocado da sua alma.