quarta-feira, 7 de maio de 2008

O seu bebé nasceu com trissomia 21. Parabéns!

PARABÉNS!
Se acabou de ter um bebé com Trissomia 21 poder-lhe-á parecer estranho que alguém o congratule. Parabéns por este bebé?
É natural que a nova situação que está a viver o deixe confuso, triste e até revoltado. Afinal, não foi este o bebé com que sonhou durante nove meses de gestação.

A confirmação do diagnóstico: o sei filho tem trissomia 21 destrói todos os sonhos e planos até então feitos. O meu bebé é deficiente.

É uma fase extremamente dolorosa que todos nós, como pais de crianças e jovens com Trissomia 21, também passámos e tão bem conhecemos. Além do sentimento de dor, o profundo desepero há muitas vezes a rejeição daquele bebé inocente. É muito dificil aceitar o nascimento de um filho diferente. As dúvidas e os medos são inúmeros:
O que vou fazer? Como vou fazer? O que vai ser da minha vida daqui para a frente? Como vou dizer à familia e amigos? O que digo aos irmãos? E acima de tudo: porquê eu?
Todos estes sentimentos são normais e necessários para poder iniciar uma nove fase da sua vida com o seu filho recém-nascido.
Provavelmente, não aquela com que sonhou, mas uma outra, nem por isso, menos satisfatória e plena.
A pouco e pouco a dor que sente irá passar. Sabemos que sem nos darmos conta do quando e como, começamos a olhar de maneira diferente para estes nossos filhos. Descobrimos que afinal, são como todas as outras crianças, únicos. Damos por nós a achá-los tão bonitos, tão engraçados, tão inteligentes e tão capazes.
Por sabermos tudo isto, parabéns pelo seu bebé!

2 comentários:

Anónimo disse...

que merda, ti vivendo essa situaçao, pior que isso é saber que se tem um cançer e vc vai morrer

Pais 21 - disse...

Caro Anónimo,

a notícia de que o nosso filho tem Trissomia 21 é no início uma dor muito grande. Ninguém quer, nem está preparado para receber esta notícia.
No entanto, como mãe de uma menina com T21 gostaria de lhe deixar algum alento. Embora, seja difícil de acreditar, sabemos que os seus sentimentos irão mudar.
Gostariamos de conversar um pouco mais consigo. Se quiser, envie-nos um email para o grupo pais21.appt21@gmail.com. somos um grupo de pais e amigos e, quase todos nós, conhecemos esse sentimento de desespero perante esta notícia.
Um grande abraço,
Pelos Pais21,
Marcelina Souschek